terça-feira, 7 de novembro de 2006

IMPRENSA MUNDIAL: 3, 2, 1... FIGHT!

Photobucket - Video and Image Hosting
A discussão sobre quem e como deve ser o crítico de videojogos do século XXI não pára, elevando essa figura misteriosa a um estatuto de quase arquétipo inatingível.

Vejam como a discussão começa a extremar-se quando pelo meio surgem conflitos de interesses e definições de estatutos profissionais.

“There are very few truly “clean” games journalists. (…) They’re truly paid to write about games. Most others have some other motive, even if it’s just the desire to brag to friends about attending E3.”
Este trecho é apenas uma pequena parte de uma entrevista que pode ser lida aqui. Se o texto principal já é suficientemente polémico, o debate que surge na secção de comentário, envolvendo alguns protagonistas de uma popular franja da blogosfera e imprensa norte-americanas, lembram aquelas cenas de batatada nos Parlamentos de alguns países que por vezes alegram os nossos telejornais.

Continuando:

“Washington Post blogger Mike Musgrove overheard one member of a cluster of bloggers behind him caution his fellow bloggers just prior to the beginning of the Nintendo's E3 press conference: "Remember, no fanboyism -- if something happens, polite clapping is enough."
Quanto a este parágrafo, remete para uma hilariante história que pode ser lida na íntegra aqui.

Para fugir um pouco ao tom burlesco dos textos anteriores, sugiro um salto a este excelente artigo do Pitchfork (site mais conhecido pela qualidade da crítica musical), que desmonta a sede de legitimização por parte da crítica especializada em videojogos.

Para quem mesmo assim sonha em meter-se nesta área, dois jornalistas propõem algumas práticas saudáveis para o futuro. São eles o sempre recomendável Kieron Gillen e o provocador Chris Buffa.

Sobre este tópico, o UN já publicou os seguintes posts:

- 1DOWN: A censura ao serviço da comunidade
- Jornalista Peter Pan
- Onde está o Lester Bangs dos videojogos?
- Para que servem os críticos
- Jornalismo do cidadão
- O jornalismo de videojogos é mau


Fonte da imagem: Destructoid (comic strip completa aqui)

INTERNATIONAL GAMES JOURNALISTS ASSOCIATION