segunda-feira, 24 de julho de 2006

MICROSOFT E O IPOD/PSP KILLER

Photobucket - Video and Image Hosting
Confirmam-se os rumores que tinham vindo a lume recentemente no New York Times: a Microsoft está mesmo a planear lançar um iPod killer. E já tem nome: Zune. A confirmação foi feita pela própria empresa de Seattle, numa entrevista dada à Billboard pelo director de Marketing para a área MSN Entertainment, Chris Stephenson.

Embora a área prioritária de actividade seja a música, Zune será uma marca guarda-chuva para uma série de equipamentos de entretenimento digital e de software, pelo que será de esperar investidas na área do vídeo e dos jogos.

Para já, o que se sabe é que o primeiro equipamento Zune será um leitor de música, com conectividade Wi-Fi, disco rígido e uma loja online para venda de conteúdos, tipo iTunes.

A ligação Wi-Fi é uma peça estratégica para o Zune, já que vai permitir funcionalidades como a partilha de música – uma espécie de ambiente de P2P controlado pelas editoras. A rede de partilha não se confinará ao Zune, estendendo-se a outros equipamentos Microsoft, como a Xbox 360 e equipamentos Windows – é mais uma peça na estrutura Live Anywhere, um serviço do novo sistema operativo Vista que projecta a troca de informação e conteúdos entre todas as plataformas Microsoft: PCs, Xbox e telemóveis.

Compreende-se que a Microsoft veja este projecto como de importância quase vital para o seu futuro. Como se sabe, a música e o vídeo são conteúdos estratégicos na guerra pelo domínio do hardware e software. E, neste momento, esses conteúdos são dominados pela Apple: através do seu iPod, há cada vez mais gente a ler música no iTunes, a comprar música no iTunes e a encriptar música num formato proprietário da Apple, o AAC, deixando de fora o Media Player da Microsoft e o seu plano de ubiquidade multiplataforma.

Mas não é apenas esta ameaça que o Zune pretende combater. A Nintendo DS e a Sony PSP, na área dos jogos, poderão ter aqui uma resposta à altura.

A Microsoft já tinha lançado o portátil UMPC (na imagem), esse é obviamente um projecto experimental. O Zune pode ser a real thing.

ENTREVISTA BILLBOARD