terça-feira, 7 de março de 2006

ORIGAMI: A PORTÁTIL DA MICROSOFT?

Image hosting by Photobucket

Actualização
Já foi apresentado o resultado deste projecto Origami.
O equipamento chama-se Ultramobile PC (UMPC) e é maior, mais caro e mais consumidor de energia do que se previa.

- SITE OFICIAL
- NOTÍCIA CNET


São cada vez mais insistentes e detalhados os rumores que dão conta da intenção da Microsoft entrar no mercado portátil com o intitulado projecto Origami.

Vários artigos publicados por blogues e sites como o CNET (aqui, aqui e aqui) o Slashdot e o Engadget dão conta de um novo gadget da empresa de Bill Gates que correrá sobre o Windows XP, será construído por outras empresas e terá um ecrã de 7 polegadas para correr jogos, navegar na Internet, enviar emails, processar texto e correr áudio e vídeo. O preço suposto é de 500 dólares (415 euros). Segundo os especuladores, esta será a resposta da Microsoft à PSP da Sony, à DS da Nintendo e ao iPod da Apple.

Na Internet já existe um trailer do Origami que aponta ao lifestyle, mostrando várias pessoas a usufruírem das capacidades do equipamento que parece ter as dimensões de um livro de cerca de 300 páginas, para ser transportado não num bolso, mas debaixo do braço ou numa bolsa ou mochila. O trailer está muito bem feito – tão bem feito, aliás, que me deu vontade de comprar um Origami… Pelo que dá a entender o filme, o Origami não aspira a substituir o PC, as consolas de jogos ou os telemóveis, mas sim complementá-los sinergicamente.

O site do Origami promete revelações mais concretas a partir de 9 de Março, provavelmente durante a feira de tecnologias CeBIT, em Hannover. Se clicarem com o botão direito do rato fora da animação Flash que corre na janela principal do site, e escolherem a opção ‘View Source’, poderão ler a frase “Origami Project: the Mobile PC running Windows XP”.

Origami é a palavra japonesa aplicada à arte de dobrar papel para criar figuras. O Wikipedia explica.

ORIGAMI (SITE OFICIAL) | ORIGAMI (TRAILER)