terça-feira, 23 de maio de 2006

QUE SENTEM AO VER ESTAS IMAGENS?









Antes de ler o resto do texto, vejam atentamente este vídeo (aviso: o conteúdo pode ser chocante para pessoas mais sensíveis). Depois pensem bem na sensação que ele vos provocou.


Há uns meses escrevi um post intitulado “Transplantes faciais” sobre o impacto do fotorealismo do rosto humanos nos jogos electrónicos.

Se por um lado há quem defenda a necessidade de rostos mais realistas, capazes de transmitir uma maior complexidade e de produzir respostas emocionais mais profundas nos jogadores; do outro estão pessoas como Clive Thompson que se opõem a este mito frankensteiniano de tentar criar vida onde só existem pixéis, defendendo que o nosso cérebro se rebela contra o fotorealismo do rosto humano, encontrando no rosto humano virtual cada vez mais defeitos quando mais se tenta aproximar da realidade.

Por outro lado, como assinala Keith Stuart num artigo para o The Guardian referido no post “Transplantes faciais”:

"(…) how will we then feel about hitting one of these characters? How will we feel about shooting them? So far, even for the very best of the current titles, low-resolution representations of human characters have let us stand back - a little - from what we were doing. But high-res ultra-realistic faces grimacing in pain and fear - will that be fun? Too close to the bone is an over-familiar cliche, but here it may be all too appropriate"
. E então: que sensações vos transmitiu este vídeo?

(O vídeo, disponível para download, é uma demonstração em tempo real do jogo Heavy Rain, que está a ser desenvolvido pela Quantic Dream, estúdio responsável pelo excelente Fahrenheit. Vai ser lançado para a PlayStation 3 em Fevereiro de 2008).

HEAVY RAIN | TRANSPLANTES FACIAIS