sexta-feira, 24 de março de 2006

JOGADORES MATAM MELHOR

Image hosting by Photobucket
Entre as várias peças de armamento sofisticado que os Estados Unidos levaram para a guerra no Iraque contam-se os CROWS (Common Remotely Operated Weapons Systems). São canhões montados em veículos e controlados por alguém que está lá dentro com recurso à imagem projectada por uma câmara num ecrã e a um joystick. É tal e qual jogar um simulador ou a um jogo de acção na primeira pessoa - um First Person Shooter (FPS). Segundo o site Raw Feed, este equipamento está a ser bastante bem sucedido no terreno e a isso não é alheio o facto de serem precisamente soldados que cresceram a jogar (presumivelmente FPSs) que os estão a manobrar.

É por isso que, num artigo publicado no jornal Dallas Morning News já se apelida de “weapons for the Nintendo Generation” a esta nova geração de armas controladas como se fossem jogos electrónicos – e alegadamente inspiradas neles. Podem ver um vídeo promocional dos CROW aqui. A semelhança entre esta máquina de matar e uma arcade ou um simulador para PC pode não ser pura coincidência...

Consciente desta realidade, o Exército dos Estados Unidos está já a treinar os soldados a operar as CROWS através do jogo America´s Army (de que o UN já tinha falado aqui). Será também por isso que este jogo, criado pelas forças armadas estado-unidenses e popular entre os jogadores, foi este ano nomeado pelo Governo para o Top 50 das Inovações, uma espécie de “Óscares do Governo”.

CROW (VIDEO) | RAW FEED | AMERICA’S ARMY