terça-feira, 7 de março de 2006

AO VIVO E A CORES

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Com as competições profissionais de videojogos a assumirem cada vez maior popularidade, dimensão e mediatismo, e com a emergência de ídolos reconhecíveis por milhões de jogadores em todo o mundo, as televisões olham para torneios como o World Cyber Games e pensam numa forma de os capitalizar nas suas grelhas. Mas como é que se pode tornar interessante para uma audiência televisiva um evento que já decorre dentro de um monitor? Filmar o ecrã onde a acção acontece por cima do ombro do jogador não é entretenimento que se possa comparar com o Mundial de futebol ou com os Jogos Olímpicos.

É aqui que entra em cena a Gamecaster. Esta empresa norte-americana registou a patente para a Cybercam 2.0, uma câmara que permite “filmar” a acção directamente a partir do “interior” do jogo, escolhendo os ângulos que os cameramen julgarem ser mais adequados, fazendo zooms, panorâmicas, picados e contrapicados, tal como se estivessem a manobrar num espaço real. Tal como diz o artigo da CBS News onde descobri esta tecnologia, “é como se uma equipa profissional de operadores de câmara estivesse dentro do jogo”.

GAMECASTER