quinta-feira, 26 de janeiro de 2006

O DESPORTO DO SÉC. XXI


Segundo a estação de televisão CBS News, a venda mundial de consolas e de jogos electrónicos vai ultrapassar, em 2006, as receitas geradas pelo conjunto das ligas norte-americanas de futebol americano, basebol e basquetebol. Ao mesmo tempo, há milhões de pessoas em todo o mundo a juntarem-se em competições daquilo a que já chamam de “desportos electrónicos” – os eSports.

Os novos ciberatletas treinam os seus jogos horas a fio, preparam-se fisicamente e arrecadam milhares de dólares em prémios, tal como qualquer desportista.

Jonathan Wendel é o melhor de todos eles. Entre prémios das competições em que participa, direitos de imagem e receitas geradas a partir de linhas de produtos com o seu nome (ratos, placas de som, teclados, etc.), o campeão do mundo ganha milhares ou milhões de dólares. "Fatal1ty", como lhe chamam, é a primeira super-estrela dos videojogos. O “Babe Ruth dos desportos electrónicos”, sugere a CBS News, que entrevistou Jonathan Wendel para uma reportagem emitida pelo “60 Minutes”, o programa de informação de maior audiência nos Estados Unidos.

Podem (devem!) ver a reportagem no site da CBS News, aqui (em streaming).

FATAL1TY | WORLD CYBER GAMES | E-SPORTS WORLD CUP