sábado, 26 de agosto de 2006

VIVER O MASSACRE DE COLUMBINE

Photobucket - Video and Image Hosting
Regressar a 20 de Abril de 1999 e ver o massacre na escola de Columbine pelos olhos dos assassinos, os jovens Eric Harris e Dylan Klebold: dizia-se que os videojogos eram em parte culpados pelo que se passou naquele dia, que os dois jovens teriam aprendido a matar jogando Doom.

Ensaiando uma impureza documental de um Michael Moore (contudo sem a sua carga narcísica) e a sensibilidade de um Gus Van Sant, Danny Ledonne, que trabalha em cinema e é conhecido na Net como “Columbin”, criou um jogo que não ensina a matar, mas que nos mostra o ponto de vista sobre o massacre que menos gostaríamos de conhecer: o dos próprios assassinos.

Super Columbine Massacre RPG! é assumidamente inspirado em Super Mario RPG, misturando gráficos de traço animé típicos da consola SNES do qual o jogo da Nintendo é originário com imagens reais deformadas e uma banda sonora em MIDI onde cabem temas dos Nirvana. Foi criado no RPG Maker, um programa de livre acesso que permite a qualquer pessoa criar o seu próprio jogo de role-play e que aqui funciona quase como uma Super 8.

Como alguém fez notar, não se trata de “um grande jogo”. Mas pode ser dos jogos mais importantes jamais feitos:

“It was created specifically with the intent of generating discussion and presenting a unique perspective on the events of the Columbine shooting. This may not be the future of gaming, but it is a step towards the future of how games will be treated and viewed in our culture--as artful, meaningful objects which represent the thoughts, ideas, dreams and nightmares of a unique creator." - Shawn Rider, Editor In Chief, Alternative Games
Não é o produto de uma mente determinada em criar as colecções de efeitos especiais e as lineares progressões por níveis que alguns críticos de cinema nacionais insistem em usar como forma derrogatória para reduzir os maus filmes a lixo, é antes uma genuína visão de autor com vontade de provocar discussão.

Nas palavras do próprio , retiradas de um artigo publicado na revista de indústria MCV:

“People have made films about the Columbine incident and they've won Oscars and film festival prizes. Clearly this is at least in part about the medium chosen and not the content of the work alone. I think, based on the subject matter, a videogame is a unique way to explore the subject in an interactive way unlike films or books. Ours isn’t a culture that has yet viewed videogames as an academic, scholarly, or truly artistic field and instead regards interactive electronics primarily as an innocuous plaything. I think Super Columbine Massacre RPG! challenges this.”
O meio é a mensagem…

COLUMBINE GAME | DANNY LEDONNE | RPG MAKER