quarta-feira, 26 de julho de 2006

DE PORTAL EM PORTAL



O vídeo acima apresentado está a causar furor. Trata-se de um minijogo, chamado Portal, que vai ser incluído no pacote de Half-Life 2: Episode Two, a ser lançado em Dezembro.

É sem dúvida impressionante, mas nem por isso muito surpreendente. Prey, jogo recentemente lançado no mercado mas que já estava em desenvolvimento há uma meia dúzia de anos, também mexe com as coordenadas do jogador, ao introduzir não apenas portais (de uma forma algo diferente, bem sei), mas também a distorção do sentido de gravidade no espaço de jogo.

Mais mais curioso é que a experiência de portais que está a causar tanto burburinho já tinha sido testada num jogo indie chamado Narbacular Drop, criado pela Nuclear Monkey Software. O projecto, datado de 2005, foi o trabalho de fim de curso dos membros deste pequeno estúdio que estudavam no prestigiado DigiPen Institute of Technology.

Se tiverem paciência, façam o download no (confuso) site da autora, aqui.

Nas próprias palavras deste pequeno estúdio, a definição do conceito de Narbucular Drop:

“The concept is two interconnecting portals that can be freely placed by the player. When looking into one portal, the viewer sees out the other and vice versa. The added feature of moving through the portals allows for many unique gameplay possibilities. Combining portals with the basic physics simulation allows for a huge level of interactivity. Players can toss boxes, boulders, or even themselves around the dungeon. Players can come up with their own creative solutions to overcome the challenges in each level.”
Posto isto, talvez a descrição da Valve já não pareça tão revolucionária:

“Portal is a new type of single player game that changes how players approach, manipulate, and surmise the possibilities of any given environment in a manner similar to how the Gravity Gun changed our approach to how an object may be leveraged in any given situation.”
É natural a tentação para duvidar da originalidade dos criadores de Half-Life, se não fosse por um pormenor importante: é que os membros da Nuclear Monkey Software foram na sua totalidade contratados pela Valve, precisamente por causa do bom trabalho feito com Narbacular Drop. O novo jogo, Portal, será portanto uma espécie de remake profissional. Depois de Team Fortress e Counter-Strike, é mais uma história feliz de apoio da empresa de Gabe Newell à comunidade indie.

HALF-LIFE 2 PORTAL | NARBACULAR DROP