sexta-feira, 23 de junho de 2006

SEXO NOS VIDEOJOGOS

Photobucket - Video and Image Hosting
Nos dias 8 e 9 de Junho decorreu em São Francisco a primeira Sex In Videogames Conference – isto na sequência de um ano em que se deu o caso "Hot Coffee", em que as babes da E3 receberam ordens para se vestirem e em que as pixel chicks se despiram para a Playboy.

Como não estive lá, resta-me sugerir alguns bons artigos sobre o evento:

GamaSutra
C|Net
Wired

A International Game Developers Association (IGDA) tem uma página exclusivamente dedicada ao tema do sexo nos jogos aqui. E há links para vários artigos sobre o assunto aqui.

Curiosamente (ou talvez naturalmente), o debate sobre o sexo nos videojogos está há muito a ser liderado por uma mulher, Brenda Brathwaite, uma designer de jogos com 23 anos de experiência, responsável pelas clássicas séries Wizardry e Jagged Alliance, assim como pelos mais recentes Dungeons & Dragons Heroes e Playboy: The Mansion. Já tive a oportunidade de conhecer a senhora e é uma simpatia.

Aproveitando a deixa, sinto-me obrigado a referir que alguns dos mais interessantes textos relacionados com jogos electrónicos que se têm publicado em Portugal são escritos por uma mulher, a Patrícia Gouveia, no seu blog Mouseland. Vejam este texto, por exemplo.

Mudando de assunto mas continuando no tema (ou, como diria o Futre, dando uma volta de 360 graus): está a ser feito um estudo sobre a diversidade sexual dos jogadores e a forma como a sua orientação sexual influencia os seus gostos em relação a jogos.

Há artigos sobre este estudo no GamePolitics e no InNewsweekly.
Os interessados, seja qual for a sua orientação, podem participar no inquérito do estudo, que está aqui.

SEX IN VIDEOGAMES CONFERENCE | IGDA SEX SIG