quinta-feira, 1 de junho de 2006

RUDIMENTAR LÓGICA

Photobucket - Video and Image Hosting

EDIT: O João Lopes volta a atacar. No suplemento '6ª' do Diário de Notícias de 12 de Maio, em comentário ao filme 'Mission: Impossible III':

"Ora, aquilo que se assiste em Missão Impossível III é tão só uma dissolução de qualquer gosto narrativo na lógica linear e pueril de um jogo de vídeo, repetitivo e formalmente preguiçoso (...)."
Repetitivo e preguiçoso? Porquê, João Lopes, porquê?..


Só um desabafo: aborrece-me a “moda”, lançada pelo crítico de cinema João Lopes e repetida pelos seus imitadores, de usar a expressão “instalado numa lógica rudimentar de jogo de vídeo” para resumir todos os problemas formais e narrativos de um filme (o último caso foi o do 'O Código Da Vinci', sobre o qual não tenho opinião porque não vi).

Parece-me preguiçosa e, para usar a sua própria expressão, rudimentar. E, já agora, reveladora de um conhecimento muito circunscrito do universo dos jogos electrónicos disponíveis ao público. Nem todos os jogos electrónicos são sustentados pelo puro valor de entertainment e de espectáculo visual e nem em todos se “avança na intriga como se passássemos de um nível para outro”. Se eu estiver enganado e o João Lopes for um profundo conhecedor deste meio, então apresento-lhe desde já as minhas desculpas.

Mas ao menos o Francisco Ferreira, do Expresso, compara a estrutura do filme 'O Código da Vinci' a "um mau jogo de vídeo", deixando espaço para o leitor pensar que há excepções à regra que lá se vai vulgarizando no Cinema2000.