domingo, 4 de junho de 2006

HALO 2 DEFENDE LIBERDADE NA NET

Photobucket - Video and Image Hosting
A neutralidade da Web presume que o tempo de acesso a cada site seja o mesmo, independentemente do tráfego gerado por cada um: o ÚltimoNível levará o mesmo tempo a carregar que um Kotaku, por exemplo.

Nos Estados Unidos, está a ser considerada uma lei que colocaria nas mãos das operadoras de telecomunicações o respeito ou não por esta regra de neutralidade.

O que aconteceria à Internet se as operadoras decidissem distribuir a largura de acesso pelos sites da sua conveniência? Provavelmente haveria uma divisão entre os "mais ricos" e os "mais pobres", com sites como o Sapo a ter acesso mais rápido e aqui o UN a tornar-se um poço de lentidão - e talvez até com falhas de acesso. Este exemplo poderia aplicar-se a jogos online de universo persistente: títulos como World Of Warcraft seriam beneficiados em prejuízo de concorrentes menos frequentados.

Muito provavelmente, para fazer parte do grupo dos “mais rápidos” seria preciso pagar taxas mais elevadas às operadoras.

Curioso é que o grupo de congressistas norte-americanos que se opõe a esta lei está a recorrer ao video blog This Spartan Life para colher informação que sustente a sua causa.

O This Spartan Life tem um conceito genial: os conteúdos são apresentados inteiramente no interior do motor de jogo de Halo 2. O apresentador Chris Burke, por exemplo, surge na pele de Master Chief, o protagonista da série Halo.

Outro ponto interessante no This Spartan Life é o formato dos conteúdos. Existe a intervenção tipo blog, em vídeo, mas também talk shows, distribuídos em episódios, onde personalidades convidadas por Chris Burke debatem temas como música, arte, filmes, sexo e, claro, jogos. O terceiro episódio, por exemplo, conta com a participação de Malcolm McLaren, o “pai” dos Sex Pistols.
Para além disto, o This Spartan Life tem ainda um fórum, podcasts e playlists de música.

Para saber mais sobre a discussão que está a decorrer na América sobre a Internet, leiam este post no Game Politics.

Para verem o video blog, intitulado “Cant Buy Me Web”, que está a ser usado pelos congressistas norte-americanos para avaliarem a situação, cliquem aqui.

THIS SPARTAN LIFE