quinta-feira, 25 de maio de 2006

A SONY ANDA ÀS ARANHAS

Photobucket - Video and Image Hosting

EDIT: a Sony desmentiu o rumor. Vejam o link que o Nuno Barros colocou nos comentários.


Não sei o que se passa com a Sony. Como se não bastasse ter saído muito mal tratada da E3, graças a uma série de promessas por cumprir, omissão e confusão de factos, desmentidos e contraditórios, surge o rumor de que a empresa pretende adoptar na PlayStation 3 um modelo de licenciamento de jogos. Isto significa que quando pagam os jogadores não estão realmente a tornar-se proprietários dos jogos que levam para casa, apenas a pagar o direito de os usar.

O objectivo desta política será, segundo a notícia da Games Radar, de proibir as lojas britânicas de apresentar secções de comércio de jogos usados.

Ora, qualquer pessoa que tenha passeado por Londres percebe o quão enraizada está por lá tradição de venda e troca de produtos em segunda-mão, sejam jogos, filmes ou música. É uma forma das pessoas recuperarem uma parte do seu investimento quando já não têm uso a dar aos produtos, e de reinvestir esse dinheiro em novos jogos, filmes e álbuns ORIGINAIS – ainda que em segunda mão.

Por trás do raciocínio da Sony estará provavelmente a ideia de que o mercado de jogos usados conduz a uma situação em que os consumidores deixam de comprar os títulos a full price. Proibir esse mercado levaria supostamente a que fossem obrigados a comprar jogos ao preço original ou então que esperassem pelas linhas Platinum, controladas pela própria Sony.

Wrong. Aposto o que quiserem que esta política irá apenas frustrar os consumidores e levá-los a virarem-se para o circuito pirata, o único onde passariam a poder adquirir jogos relativamente recentes a preços mais acessíveis. Os consumidores, sejam jogadores ou outros, não reagem bem à perda de direitos adquiridos.

A ser verdade, a Sony estará a enchar os bolsos, sim. Não os seus, mas os dos líderes das economias paralelas.

Esta política já foi, de resto, experimentada no Japão, onde alguns títulos, como Final Fantasy VII Dirge Of Cerberus, contêm uma chave de registo única em cada cópia, que é obrigatório usar para desbloquear a componente online do jogo. Como essa chave só pode ser usada uma vez, as lojas e os outros utilizadores não têm qualquer interesse em comprar produtos usados.