terça-feira, 23 de maio de 2006

OS CONTRIBUINTES QUE JOGUEM A CRISE

Photobucket - Video and Image Hosting
Farto das queixinhas dos seus contribuintes, o Ministro das Finanças francês, Jean-François Copé, convidou o povo a provar que é capaz de fazer melhor. Para isso lançou um web game, Cyberbudget. O objectivo do jogo? Gerir o Orçamento do Estado, evitando as armadilhas da dívida pública e de uma Função Pública pesadíssima.

Segundo explicou Copé ao jornal The Guardian:

"The idea is that when we cut taxes, we can't do it without creating deficits. In this game each French person can pretend they are the budget minister and make decisions to understand how much each [ministry's] budget costs -- education spending, military spending, how it's all organised -- and see what kind of decision we can make when we want to cut taxes."
O artigo completo está aqui.

Não sei se apele ao Fernando Teixeira dos Santos para que o Ministério das Finanças português invente uma solução tão pedagógica como esta para a população portuguesa, ou se proponha à nossa classe política um walkthrough pelo Cyberbudget (mas sem recorrer a cheats)…

A imagem que acompanha este post pertence a Tax Avoiders, um jogo lançado em 1982 para a Atari 2600. Da autoria de um contabilista real, o objectivo do jogo era ajudar o herói a tornar-se milionário, evitando o pagamento de impostos e fugindo dos fiscais do IRS.

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS FRANCÊS | TAX AVOIDERS