quarta-feira, 5 de abril de 2006

O LUGAR DO MORTO

Image hosting by Photobucket
As questões da etiqueta online são cada vez mais pertinentes à medida que os jogos de universo persistente (Massively Multiplayer Online Games – MMOGs) se substituem à realidade e se tornam cada vez mais populares.

World Of Warcraft, o jogo sociologicamente mais relevante de sempre e, a par de Grand Theft Auto, o que conta com mais referências nos media, tem sido um laboratório fundamental nesse aspecto. Afinal, são já mais de seis milhões o número de pessoas ligadas aos seus servidores.

Há dias um grupo de pessoas celebrou, no próprio jogo, a morte real de um jogador. A extensão do corpo do real para o virtual até na morte é um tema interessantíssimo que deve proporcionar algumas discussões interessantes junto da comunidade científica e académica.

Mas para a Blizzard, criadora do jogo, o que deve preocupar mais é o comportamento de jogadores como aqueles que, aproveitando aquele momento de dor (bem real, suponho), atacaram de surpresa o velório, assaltaram a personagem do morto e mataram todos os jogadores presentes. Pelo meio, decidiram gravar tudo e lançar o vídeo na Internet, onde é visto como curiosidade humorística.

A história é contada com mais pormenor aqui.
O vídeo está aqui.

WORLD OF WARCRAFT