sábado, 15 de abril de 2006

ISTO NÃO É UM JOGO

Image hosting by Photobucket
September 12th é um jogo ou não? Joga-se como um jogo mas, tal como dizem os seus autores, "Não se pode ganhar nem perder. Isto é uma simulação. Não tem fim. Já começou." Como o título indicia, trata dos acontecimentos que se seguiram ao ataque das Torres Gémeas, a 11 de Setembro de 2001. Mas não queremos estragar-lhe a surpresa.
September 12th simula a experiência dos jogos mas não pretende promover entretenimento mas sim reflexão e consciência. Dito de outra forma, é o uso do media jogos como mensagem política. Tal como Madrid, este "jogo" foi produzido pela Newsgaming.com, um projecto de Gonzalo Frasca, o editor de Ludology.org e um dos mais destacados investigadores dos Game Studies, juntamente com um grupo de compatriotas uruguaios: Sofía Battegazzore (direcção artística), Nicolás Olhaberry (design e programação), Pepe Infantozzi (ilustração e animação), Fabián Rodriguez (design gráfico, ilustração e animação), e Federico Balbi (fotógrafo).
Penso que é legítimo assinalar que estamos a assistir à emergência de uma nova linguagem (ou devia ter escrito: "arma"?) para a luta política. A verdade é que até a CIA quis desenvolver um jogo para ensinar os seus agentes a "pensarem como terroristas", como poderá ser lido aqui.