sexta-feira, 3 de março de 2006

COM O JOGO NO CORPO

Image hosting by Photobucket
O título do texto é para ser levado à letra. Uma nova marca de roupa, a EDOC Laundry, acaba de lançar uma colecção onde estão literalmente tecidas narrativas multimédia e episódicas em forma de jogo electrónico.

As tshirts, chapéus e acessórios da EDOC integram palavras e símbolos que servem como pistas para desbloquear informação na Internet relativa a uma narrativa que envolve a misteriosa morte do manager de uma banda fictícia chamada Poor Richard.

Segundo Dawne Weisman, fundadora da empresa, a inspiração surgiu a partir do conceito de Alternate Reality Game (ARG) explorado pelo seu marido, Jordan Weisman - co-fundador da empresa 42 Entertainment, uma das responsáveis pelo conceito ARG, e fundador da importante editora de role-plays de papel e lápis FASA.

Os ARG são um medium que deliberadamente cruza as fronteiras entre o jogo electrónico e a realidade, integrando, segundo a definição da CNET, “elementos de caça ao tesouro, narrativa interactiva, videojogos e a comunidade online”.

Vários jogadores são levados a resolver, em conjunto, uma complexa série de puzzles normalmente difundidos em formatos tão diversos como sites, emails, telefonemas reais feitos por personagens virtuais ou actividades em eventos e locais reais.

Os ARG têm sido usados como uma forma de marketing viral para videojogos e filmes. Exemplo famoso desta prática foram a campanha criada para promover o filme “A.I.”, de Steven Spielberg, ou a campanha “I Love Bees”, de promoção ao jogo Halo 2, para a Xbox. Ambas as iniciativas foram da responsabilidade da Microsoft. O jogo da Electronic Arts, Majestic, e o título da Ubisoft, In Memoriam, também integraram elementos inspirados nos ARG.

EDOC LAUNDRY | COMO JOGAR | ARG NETWORK