segunda-feira, 13 de fevereiro de 2006

STORYTRON, A MÁQUINA DE ESTÓRIAS INTERACTIVAS

Image hosting by Photobucket
Chris Crawford, o autor de vários livros sobre design interactivo, nomeadamente “The Art of Computer Game Design” (1982) e “The Art of Interactive Design” (2002), apresentou o seu novo projecto, Storytron, um software para escrita de estórias interactivas e, simultaneamente, uma comunidade online de autores.

Usando a Deikto, uma linguagem natural simplificada de modo a ser interpretada pelos computadores, o Storytron vai permitir aos autores publicarem as suas histórias e, de acordo com o modelo de negócio proposto por Chris Crawford, receberem compensação monetária de acordo com o número de leitores/utilizadores. O acesso a Storytron será feito através de subscrição mensal.

Apesar de já existirem alguns programas de eficácia comprovada para escrita interactiva, como o Storyspace p.e., esta é a primeira vez que é proposto aos potenciais utilizadores a auto-publicação e um modelo de rentabilidade. Um dois em um à espera de prova no mercado: será a apetência pela ficção interactiva tão sedutora quanto os jogos?

Os potenciais escritores, e os leitores, podem informar-se aqui.