sábado, 18 de fevereiro de 2006

KARIMA ADEBIBE É A NOVA LARA

Image hosting by Photobucket
A EIDOS revelou a nova cara de Lara Croft: Karima Adebibe, uma londrina de vinte anos, bonita como se vê na imagem. A notícia, porém, serve-nos para remexer noutros factos curiosos desta “jovem britânica envolvida numa caça gore-festiva e interminável a tesouros antigos” – tal como a descreveu Douglas Coupland na sua introdução ao “Lara’s Book- Lara Croft and the Tomb Raider Phenomenon”.

Ainda falando de Karima Adebibe, uma visão mais aproximada das fotografias permite perceber que a rapariga em causa possui um piercing, convenientemente removido para o seu novo papel. Suspeito ainda de uma tatuagem no braço esquerdo, oculta por base de maquilhagem. O facto mais relevante, porém, será o da sua origem: Karima é nome de uma cidade do Sudão, país destruído e esquecido, e nome próprio de muitas mulheres africanas. Ninguém fala dos antecedentes familiares de Karima Adebibe (nasceu em Inglaterra) e certamente que merece esse direito à privacidade. Mas não deixa de ser interessante que, num momento em que a Europa é dilacerada por conflitos com timbres étnicos, a nova Lara Croft tenha, exactamente, esse tom: “ethnic”.

Continuando... ao que parece Lara Croft é do signo Aquário e celebrou o seu aniversário, o décimo, a 14 de Fevereiro, mesmo a jeito para o Dia de S. Valentim. Digo parece porque foi só em Novembro (de 1996) que o mundo viu nascer aquela que viria a ser a sua mais cintilante estrela num jogo intitulado “Tomb Raider” e que corria na consola Saturn da Sega.

Lara Croft é a personagem virtual que, ao longo de sete jogos, mais plataformas conhece: das consolas 64bit e 128bit aos computadores PC e Mac; das diminutas consolas portáteis (GameBoy, N-Gage, Pocket-PC) aos telemóveis (em JAVA: The Osirix Code, Quest for Cinnabar e Elixir of Life) e televisão digital (BSkyB); nenhuma especificação técnica a parece amedrontar. E após vender algumas dezenas de milhões de jogos o seu destino só podia ser Hollywood onde foi encarnada, literalmente, por Angelina Jolie, em Lara Croft: Tomb Raider (2001) e The Cradle Of Life (2003).

Mas se Angelina é o corpo mais conhecido da passagem de Lara Croft do mundo virtual ao real, nem por isso é o primeiro ou único. Ciente da importância que têm as formas curvilíneas da protagonista de Tomb Raider no fascínio dos jogadores, a empresa britânica Eidos cedo contratou modelos que participam nos lançamentos e marcam presença nos principais festivais internacionais de jogos e vídeojogos. Nathalie Cook terá sido a primeira, mas a sua aparição foi fugaz. Seguiu-se Rhona Mitra, britânica como Lara, a que se seguiram muitas outras: a francesa Vanessa Demouy, Nell McAndrew (que depois mostrou tudo na Playboy), Lara Weller (a única que realmente se chama Lara), Lucy Clarkson (a mais nova, com apenas 16 anos) e a holandesa Jill de Jong, a agora destronada detentora do título Lara-em-carne-e-osso. Mas até aqui há regionalismos: no Brasil, por exemplo, a cara oficial de Lara é Ellen Rocche, uma conhecida apresentadora de televisão.Acredite-se ou não, Lara Croft possui um contrato de agenciamento com a Creative Artists Agency de Holywood, a mesma que representa celebridades como Tom Cruise, Cindy Crawford ou Gwyneth Paltrow. Nada mau para uma rapariga... virtual.