quarta-feira, 8 de fevereiro de 2006

A CONSOLA MATOU A ESTRELA DOS VIDEOJOGOS?


Ao que tudo leva a crer, a próxima geração de consolas é uma raça alimentada a esteróides anabolisantes. Não é de todo descabido perguntar se as capacidades de processamento das futuras Xbox 360 e PS3 não virão a exercer tal pressão nas empresas de desenvolvimento de videojogos, ao ponto de as levar a desistir da verdadeira inovação. É esta reflexão que nos propõe Lucerin Red no seu blog “Death of Gaming”: um cenário futuro para os vídeojogos em que estes colapsam devido à guerra das consolas.

Segundo a linha de raciocínio desenvolvida por este jogador, o exponencial “upgrade” da performance nas novas consolas vão aumentar significativamente os custos de produção, colocar em risco a diversidade das empresas de desenvolvimento e, até, sugerir a possibilidade de apenas um dos “major players”, Microsoft ou Sony, sobreviver aos intensos prejuízos gerados, abrindo caminho para que um deles assuma um monopólio, situação essa que irá contra todos os interesses dos jogadores.

O artigo analisa uma multiplicidade de factores envolvidos na indústria o que torna a sua leitura interessante e tem suscitado um enorme número de comentários, contra e a favor, que valem também a pena ser lidos aqui.