sábado, 7 de janeiro de 2006

DE REGRESSO


De regresso de Londres, que entre o Natal e o Ano Novo se torna uma espécie de gigantesco centro comercial a céu aberto e habitado por sete milhões de potenciais "clientes".

Para além dos casacos pseudo-militares à Sgt. Peppers a tornar-se moda e dos auscultadores brancos a ornamentar os ouvidos de centenas de transeuntes, que assim se alheiam do rumor da cidade ao som de uma banda sonora personalizada, chamou-me a atenção o facto dos saldos londrinos se prolongarem bem para lá do dia 1 de Janeiro. Ocasião perfeita para reforçar as estantes da biblioteca pessoal, comprar alguns discos que mantinha debaixo de olho e espantar-me com os baixos preços de alguns videojogos. Fica uma mão-cheia de exemplos, com o primeiro preço a referir-se ao custo em cadeias londrinas como a Virgin ou a HMV (já com a conversão de libras para euros) e o segundo valor a referir-se ao preço português, de acordo com o site da FNAC portuguesa:

King Kong (PlayStation 2): 29 / 60 euros
The Movies (PC) 36 / 60 euros
Pro Evolution Soccer 5 (PlayStation 2) 43 / 65 euros
Prince Of Persia. The Two Thrones (PlayStation 2) 33 / 60 euros
Football Manager 2005 (PC): 6 / 25 euros

Não interessa que motivos explicam esta disparidade de preços, seja em jogos recentes ou em fundos de catálogo. Interessa é que essa disparidade existe e, para o consumidor informado, os saldos (os britânicos, claro) são uma excelente oportunidade para rechear a sua ludoteca. E nem vamos abordar o mercado de segunda-mão, que tanta tradição tem por aquelas bandas, mas por cá é praticamente inexistente.

HMV | VIRGIN MEGASTORE | AMAZON.CO.UK | FNAC