quarta-feira, 14 de dezembro de 2005

XBOX 360 EM DIFICULDADES NO JAPÃO


A Xbox 360 foi lançada no Japão este fim de semana (dia 10 de Dezembro) e, como se esperava, a receptividade foi fria. Segundo a empresa de estudos de mercado Media Create, apenas 28 por cento das consolas disponíveis no mercado nipónico foram vendidas nesse fim-de-semana – ou seja, menos de 42 mil unidades. Isto apesar do sistema ter sido posto à venda por preços inferiores aos praticados nos Estados Unidos e Europa.

Não é nada que surpreenda. A primeira Xbox já teve uma carreira impressionantemente pobre (menos de 500 mil consolas vendidas em todo o seu ciclo de vida!) num mercado que deu ao mundo pelo menos três grandes empresas produtoras de consolas: Sega, Sony e Nintendo. A chegada, em 2006, de jogos Xbox 360 criados por autores nipónicos como Tetsuya Mizuguchi (Rez, Space Channel 5), Hironobu Sakaguchi (Final Fantasy) e Yoshiki Okamoto (Street Fighter, Resident Evil) pode criar uma nova dinâmica de vendas para a consola, mas é pouco provável que consiga competir com as futuras Sony PlayStation 3 e Nintendo Revolution.

O Japão, um país tradicionalmente proteccionista e conservador, com um forte espírito de nação, família e lealdade ao trabalho, é um mercado de dificílimo acesso para os produtos ocidentais que, ainda para mais, não conseguem compreender a necessidade de criar produtos especialmente adaptados àquela cultura.