quarta-feira, 21 de dezembro de 2005

AMBIENT: ON GAMES


Imaginem que estão a jogar um jogo de snowboard e sentem o ar gelado soprar-vos no rosto.

Imaginem que estão na vossa sala de estar, a combater nas trincheiras da Segunda Guerra Mundial, e sentem o cheiro a pólvora preencher-vos as narinas e um sopro de ar quente proveniente do impacto de uma granada.

A Philips Electronics pretende tornar isto possível graças a uma nova tecnologia de simulação de ambientes virtuais aplicada aos videojogos que recorre à manipulação de luz, cor, som, calor e deslocações de ar do mundo real, de forma criar uma experiência de jogo totalmente imersiva. Luzes coloridas, mobília activa, ventoinhas, aquecedores e projecção áudio e vídeo farão parte desta tecnologia, chamada amBX.

O amBX vai ser lançado pela multinacional em Maio de 2006, mas ainda não há notícias de apoio dos criadores de jogos a esta tecnologia.

Segundo a Philips, o amBX vai ser uma “experiência sensorial surround”. Bolas, lá vou ter de arranjar mais espaço em torno da televisão….

amBX