quinta-feira, 27 de outubro de 2005

GIZMONDO TEM LIGAÇÕES À MAFIA!


Stefan Eriksson, director e accionista da construtora da consola portátil Gizmondo, juntamente com outros dois executivos, pediu a demissão da empresa a 20 de Outubro. Motivo? Em 1993 e 1994, foram condenados por associação à máfia sueca.

Acusado de crimes relacionados com falsificação de dinheiro e de burla a uma instituição financeira, Stefan Eriksson, alegadamente o “cérebro” da operação, foi sentenciado a mais de dez anos de prisão. Curiosamente, a filial europeia da Gizmondo opera num escritório sueco.
Um dos dois executivos demissionários da Gizmondo, John Enander, era responsável pela cobrança de dívidas no grupo mafioso onde era conhecido como “Torpedo” e foi condenado por chantagem e assalto. Na Gizmondo, desempenhava funções de “chefe de segurança”… Carl Freer, também director e accionista da Gizmondo Europa, demitiu-se pelos mesmos motivos.

A possibilidade da consola e da empresa que a suporta servirem como uma plataforma de lavagem de dinheiro parece estar em cima da mesa. A consola Gizmondo foi inicialmente lançada nos Estados Unidos e pertence à Tiger Telematics, uma empresa tecnológica recente (criada em 2001). O lançamento, diga-se, foi realizado sem grande aparato mediático, quase de surpresa, e com um catálogo de jogos que, na E3 de 2003, não chegava à dezena.

Diz-se que os videojogos já são coisa de adultos. Têm toda a razão.

NOTÍCIA | GIZMONDO